terça-feira, junho 07, 2011

ESCOLA AGRÍCOLA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

“Destruam as cidades e conservem os campos e as cidades ressurgirão.
Destruam os campos e conservem as cidades e estas sucumbirão.” (Abrahan Lincoln)


A história dessa escola construiu caminhos para o desenvolvimento de municípios essencialmente agrícolas. A relevância que este Centro têm na educação do/no campo, possibilita perspectivas socioeconômicas para as famílias que “ainda” permanecem no campo. O colégio agrícola e junto a ele, as populações rurais sofrem nestes últimos anos os impactos da Industrialização do campo e da crescente urbanização que assola pequenos municípios nas diversas regiões de SC.

E o que dizer do jovem que vive no campo, cheio de sonhos e que almeja realizá-los perto de sua família, da sua gente. Ele não dispõe de muitas escolhas. Os que conseguem avançar enquanto escolaridade ficam presos à um dilema complexo: Saem para estudar ou estudam para sair de cidades menores  do interior. Há um esvaziamento da força juvenil desses lugares. Um círculo vicioso se instala e o êxodo é a realidade para muita gente. Ao que parece, todos os caminhos levam a cidade. Sentimos a ausência de um desenvolvimento que construa propostas realmente preocupadas com a problemática rural.

Para o colégio agrícola os desafios se agigantam. As transformações ocorridas no mundo atualmente forçam as instituições a repensarem seus currículos e sua função social. Na atual conjuntura econômica globalizada que, ao mesmo tempo cria condições tecnológicas informacionais no processo produtivo, provoca drasticamente a redução da oferta de empregos e oportunidades; faz-se necessário abrir-se o leque de possibilidades para o jovem no campo. Não mais podemos prepará-lo, como se fazia nos moldes antigos, somente para treinamento da mão-de-obra funcional.

Os novos tempos, exigi-nos, a ampliação de perspectivas no que diz respeito ao mundo do trabalho. A partir disso, nos deparamos com o seguinte debate: o foco de nossos objetivos didáticos pedagógicos técnicos nos levarão a construir duas diretrizes contraditórias, uma delas é a qualificação profissional do jovem como técnico para atender a lógica do mercado, a outra é a possibilidade de torná-lo autônomo, voltado para sua propriedade, desenvolvendo-a, amparado pelo conhecimento apropriado durante o curso técnico.

Sua relevância social. A maioria dos estudantes são oriundos do meio rural, pequenos proprietários, baixa renda e por estes fatores a escola aumenta as perspectivas do jovem e de sua família. Os municípios na sua grande parte, dependem quase que exclusivamente da agricultura. Estes jovens inseridos socialmente tornam-se sujeitos protagonistas de mudanças quando retornam para seus lugares de origem. O conceito que essas escolas conseguiram ao longo de décadas, de história e tradição, faz com que sejam referências regionais para alavancar o desenvolvimento. Tem-se uma identidade e o trabalho objetiva a formação integral dos estudantes. A formação profissional destes jovens pelos CEDUPs agrícolas provocou impactos econômicos positivos quando estes adentram com seu conhecimento no processo produtivo em seus municípios.

Grandes desafios exigem grandes esforços. Ressignificar o ensino agrícola para os novos tempos, parece ser, o maior dos desafios vigentes.

Um aspecto a ser corrigido nas escolas agrícolas, no plano estrutural, são suas defasagens tecnológicas, o que dificulta o ensino das competências pertinentes ao mundo atual.

O colégio agrícola tem um papel fundamental no desenvolvimento regional. É reconhecido pela sociedade pelo relevante trabalho de formação profissional e preparação para a vida.

Que saibamos entender o tempo em que vivemos, intensificando nossos esforços para construir uma educação cada vez melhor, principalmente no campo, que é a função do CEDUP agrícola.

                                                                                         Por: Humberto Aloízio de Oliveira - Diretor

2 comentários:

  1. Conheço o trabalho da direção, professores e funcionários dessa valorosa instituição, e afirmo com todas as letras que o colégio Caetano Costa é referência em estudo e tecnologia para toda serra, oeste e meio oeste catarinense... parabéns a todos que estão a frente dos ensinos todos estão no caminho certo.... mantenham - se firmes....

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