quarta-feira, junho 01, 2011

HISTÓRICO


O Colégio Agrícola Caetano Costa foi fundado em 24/06/1940, tendo seu funcionamento inicial na cidade de Lages (hoje Centro de Ciências Agroveterinárias CAV), a partir de 1979, foi transferido para o município de São José do Cerrito, onde funciona até os dias de hoje.
Através da Portaria E017-SED de 28 de março de 2000, o Colégio Agrícola Caetano Costa passou a se chamar de Centro de Educação Profissional (CEDUP) Caetano Costa.
Está localizado às margens da BR 282 – Km 244, na localidade de Itararé, distante 10 km da sede do município de São José do Cerrito e a 25 km da sede do município de Lages. A escola dispõe de recursos humanos, equipamentos, órgãos de assessoramento, Serviço de Integração Escola – Empresa (SIE/E), laboratórios didáticos e de produção. Possui uma área de 170 hectares onde desenvolve as atividades didáticas e de produção, tais como: Olericultura, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Suinocultura, Ovinocultura, Piscicultura, Apicultura, Silvicultura, Jardinagem e Paisagismo, Avicultura de Corte e de Postura, Culturas Anuais, Permacultura e Indústrias Rurais.
O CEDUP Caetano Costa ministra o Curso Técnico em Agropecuária em concomitância com o Ensino Médio, tendo como entidade mantenedora a Secretaria de Estado da Educação e a Cooperativa Escola dos Alunos do CEDUP Caetano Costa (COOPERCOSTA).
O Curso Técnico em Agropecuária recebe alunos de várias regiões, na sua maioria oriundos da Região Sul recebendo também alunos de outros estados do Brasil, filhos de pequenos, médios e grandes produtores rurais, alunos oriundos de centros rurais e urbanos que, em regime de internato e semi internato, buscam uma filosofia de liderança, iniciativa, criatividade, responsabilidade, organização, planejamento e desenvoltura, para que com conhecimento teórico, prático e treinamentos de liderança, possam se tornar eficientes e competentes Técnicos em Agropecuária. Atualmente o CEDUP Caetano Costa, conta com 228 alunos regularmente matriculados, em período integral.
A Escola tem como missão: “Promover o Ensino Técnico Profissionalizante de excelência, visando a formação do cidadão para o mundo do trabalho, comprometido com as transformações sociais, como profissionais competentes, através de seu próprio negócio como profissional autônomo ou colaborador de empresa privada, contribuindo com o aprimoramento de um modelo econômico baseado no desenvolvimento sustentável.”
Tem como Filosofia: “Preparar o educando para o Exercício da Cidadania e para o mundo do Trabalho.”
O objetivo do curso é “Implementar a qualificação profissional através da otimização de recursos físico-humanos das instituições de ensino agrotécnico, formando um cidadão participativo, crítico e solidário, capaz de interagir e buscar o desenvolvimento sustentável nos aspectos sócio-econômico-ambiental.”
Em sua estrutura física a escola conta com salas de aula, biblioteca, refeitório, grêmio estudantil, laboratórios, ginásio, quadras desportivas e um moderno alojamento Essas instalações visam dar maior comodidade e privacidade aos nossos educandos proporcionando assim uma melhor qualidade de vida e aprendizado.
O Técnico em Agropecuária é um curso profissionalizante de nível médio que compreende atividades de produção vegetal, animal, agroindustrial e paisagística, estruturadas e aplicadas de forma sistemática para atender as necessidades de organização e produção dos diversos segmentos da cadeia produtiva do agronegócio, visando a qualidade e a sua sustentabilidade econômica, ambiental e social.
O Técnico em agropecuária é um profissional capacitado para atuar com atividades ligadas a agricultura e pecuária, além de procurar otimizar os recursos para a implantação de novas técnicas, visando elevar a produtividade, o desenvolvimento econômico e social do meio rural, podendo atuar também como empresário rural e ou desempenhar suas habilidades e competências em órgãos públicos e em empresas privadas ligadas a este meio.
Este curso tem a duração de 3 anos e meio, sendo que 3 anos são desenvolvidos na unidade escolar, e em seguida é realizado o estágio curricular em empresas do ramo. Paralelo ao ensino profissionalizante a escola oferece o Ensino Médio concomitante, formando Técnicos em Agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário